Benefícios da natação – Parte 2

Que bom recebê-lo por aqui, nosso blog é um lugar que trazemos muito conteúdo interessante para quem busca qualidade de vida!
Em um dos nossos últimos posts do blog falamos do quanto a natação é um esporte completo que trabalha nosso corpo e mente de uma maneira única. São tantas as vantagens em praticar esse esporte que não conseguimos abordar todos os benefícios em um só artigo, se ainda não leu a parte 1 clique aqui:
Os incentivos na prática da natação são muitos, mas eles costumam variar muito de acordo com a fase da vida e com a fase de aprendizagem da pessoa. Ou seja, se ela for iniciante, provavelmente aproveitará benefícios diferentes de um nadador profissional, e assim por diante.
Você sabia que existem pelo menos quatro principais tipos de nado?
Crawl
Costas
Peito
Borboleta
Apesar de não serem os únicos (registros dão conta de outras modalidades praticadas por diferentes civilizações ao longo dos séculos), essas são as mais praticadas hoje em dia — inclusive em competições oficiais.

BENEFÍCIOS NATAÇÃO | PARTE 2
Fortalece as articulações e os ossos
As articulações são fortalecidas durante a natação, pois sofrem menos impactos durante a prática. Com isso, o risco de lesões é menor. Assim, a atividade também é indicada para idosos ou pessoas com problemas degenerativos nas articulações.
Fortalece os músculos
Os músculos serão trabalhos e ficarão naturalmente mais resistentes ao se praticar essa modalidade olímpica. Como esse esporte exige esforço dos braços e da perna, todas as partes do corpo acabam sendo movimentadas durante o nado.
Reduz dores na coluna
A natação alivia a pressão sobre a coluna. Além de melhorar a postura corporal, dores cervicais e lombares podem ser reduzidas com a prática frequente do nado, sem causar impactos ou pressões excedentes às articulações.
Previne doenças
Obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol alto, hipertensão, artrite e osteoporose são alguns exemplos de doenças que podem ser mais facilmente tratadas com a prática da natação. Mesmo que você não tenha nenhuma dessas complicações, esse esporte pode ajudar a preveni-las. Se o nado for aliado a uma alimentação saudável e uma boa qualidade de sono, as chances de tais enfermidades são ainda menores.
Trabalha flexibilidade e coordenação
Esta prática exige movimentação dos membros superiores e inferiores ao mesmo tempo. Com o tempo, o praticante vai adquirindo coordenação desses movimentos e sincronia para executá-los.A flexibilidade também é trabalhada nesse esporte e ajuda o nadador a aproveitar sua força e velocidade. Com algumas semanas de treino, os músculos dos ombros, quadril e pernas podem estar mais flexíveis e resistentes.
Controla o peso
A natação é tida como um dos esportes que mais gasta energia e, por isso, ajuda no controle do peso corporal desde que aliada à alimentação balanceada. Uma pessoa adulta pesando 80kg perde, em média, de 500 a 600 calorias em uma hora de natação – esse número é uma estimativa e varia conforme o estilo do nado e na intensidade do treino. É um esporte recomendado para pessoas que tenham sobrepeso ou obesidade, uma vez que ajuda a emagrecer de forma saudável e sem causar muitos impactos às articulações.
Ficou claro que um esporte que consegue trazer tantos benefícios como a natação pode de fato oferecer grandes resultados e muita qualidade de vida!