Injetáveis na CSSP!

Entenda porque eles tem se tornado tão procurados ultimamente!

De Vitaminas a Protocolos Corporais – que vão desde a Modulação do Sistema Imune até Redução do Apetite ou Vontade de Doces, os injetáveis são uma excelente opção para os cuidados com sua saúde e bom funcionamento do organismo.

Praticidade, resultados expressivos em menor tempo e maior facilidade de absorção pelo organismo são os principais fatores que tem feito com que tantas pessoas busquem por esse tipo de aplicação.

Atualmente na Clínica Sant’Ana você pode encontrar reposição de algumas Vitaminas essenciais como a Vitamina D, Vitamina B12, e Complexo B. Essas, por exemplo, são realizadas via intramuscular. O procedimento todo é bem simples e rápido e em média com 30 dias da primeira aplicação já conseguimos observar melhoras das queixas como fraqueza, queda de cabelos, unhas fracas, imunidade baixa e cansaço.

Já a reposição de Ferro comumente realizada em mulheres grávidas ou com anemia é feita via endovenosa em sessões que podem durar em torno de 40 minutos.

Gostou dessas novidades?

Em breve traremos mais detalhes desses e de outros Protocolos aqui no nosso blog. Você também pode conferir tratamentos que já realizamos no nosso Instagram. Fique ligado!

Qual a diferença entre Crossfit e Treino Funcional?

Treinamento funcional e crossfit estão na moda nas academias, por isso, a cada dia, mais pessoas procuram por essas modalidades para se exercitar! Diferentemente da musculação, esses métodos são realizados a partir dos movimentos naturais do nosso corpo. Assim, trabalham os músculos de forma integrada, trazendo benefícios estéticos e de saúde.
Mas afinal, qual a diferença entre o crossfit e o funcional?
Essa é uma pergunta frequente devido a semelhança entre acessórios e exercícios contidos em ambos. Vamos entender o que é cada um deles com a ajuda do personal e nosso parceiro Felipe Vella.
O que é o Crossfit?
O Crossfit foi criado na década de 1990, na Califórnia (Estados Unidos), pelo ex-ginasta Greg Glassman, cuja ideia foi desenvolver um método desafiador baseado em exercícios funcionais e de alta intensidade, com constante variação.
São movimentos que se dividem em algumas modalidades como levantamento de peso, movimentos ginásticos e condicionamento metabólico (aeróbico/cárdio). O Crossfit é uma marca e oferece cursos de capacitação de sua metodologia.
Em 2007 ocorreu a primeira competição oficial de Crossfit na Califórnia e desde então, esse esporte vem se tornando cada vez mais conhecido e ganhando força. É uma poderosa ferramenta para quem busca emagrecimento, condicionamento físico, força entre outras capacidades físicas.
O que é Treinamento Funcional?
O treinamento funcional é um treino que se baseia na funcionalidade do corpo humano, ou seja, que explora nossos movimentos naturais, que utilizamos para realizar qualquer tarefa no nosso dia a dia como: puxar, empurrar, agachar, saltar, correr. Nessa prática também melhoramos nossa mobilidade articular e realizamos exercícios para fortalecimento de CORE, ajudando assim na prevenção de lesões.
Foi nos Estados Unidos que o método passou a ter a forma que conhecemos hoje e a se difundir pelas academias. No Brasil, o treinamento funcional ganhou força no final da década de 1990, em São Paulo, inicialmente entre os praticantes de esportes de luta.
Crossfit treino funcional
As Diferenças:
Talvez você não esteja achando tão diferente assim o treinamento funcional do Crossfit, pois ambos visam treinar o corpo todo e em alta intensidade, ambos ajudam na melhora do condicionamento físico, no ganho de força e no processo de emagrecimento.
As diferenças realmente são um pouco sutis: em um box de Crossfit a aula é coletiva e todos realizam o treino do dia (WOD), não havendo uma rotina individual estabelecida. Existe uma periodização e certa progressão mas são aulas trabalhadas em grupo, o que por um lado traz maior motivação e uma competição sadia; as aulas visam enfrentar desafios e superar limites.
Já no treinamento funcional, é priorizada uma rotina de treino, criando fases e visando a progressão do aluno, respeitando seus limites e dificuldades, ou seja, o aluno começa realizando exercícios mais básicos e evolui para movimentos mais complexos, com isso é possível diminuir a chance de lesão proveniente do treinamento, atingindo o objetivo do aluno com segurança.
Em suma, ambos estão em alta hoje no mundo fitness, e então, qual é o melhor?
A resposta é …
Aquele que você se identificar!
O importante é praticar atividade física regularmente, isso irá trazer inúmeros benefícios a sua saúde, ao seu corpo e a sua mente.
Para qualquer prática de atividade física procure sempre a supervisão de um profissional de educação física, ele te ajudará nesse processo.
Qual dessas modalidade você vai experimentar primeiro?

Corrida de rua – Como começar?

Já percebeu que ultimamente o interesse por corrida vem aumentando cada vez mais?
Correr faz um enorme bem para saúde em vários aspectos, aumenta condicionamento físico, ajuda a emagrecer, fortalece os músculos e ainda auxilia na prevenção da osteoporose.
De quebra, inunda o organismo do corredor com endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar. Mas como toda atividade física, começar a correr exige alguns cuidados.
O ideal seria procurar primeiro por um médico para realizar um checkup ou avaliação física e ver se você realmente está apto para começar – com segurança!

Vamos as cinco dicas fundamentais que nosso parceiro e personal trainer @ph.personaltrainer preparou para quem deseja iniciar na corrida:

  1. Escolha uma roupa e tênis adequados ou confortáveis.
  2. Lembre-se que um aquecimento é indispensável, principalmente nessas épocas de tempo mais frio.
  3. Ter um relógio (cronômetro) pode ser interessante para que você controle o tempo e mais tarde possa programar ou progredir nos treinos. Muitos aproveitam esse tempo para escutar músicas, podcasts, pensar em idéias para seus trabalhos, projetos ou até mesmo problemas!
  4. Escolha parques arborizados, chame um amigo(a) para ir com você e então, sozinho ou não, se divirta!
  5. Para iniciantes o ideal é alternar caminhada com trote (leve) de 30’ á 45’, 3 vezes por semana. Por mais que você tenha gostado da sensação e se sinta bem, recuperar é sempre importante.

Um rápido olhar sobre uma prova de corrida de rua confirma: corredores vêm em todas as formas, idades, tamanhos e estilos. Não importa o motivo, a corrida é um hábito saudável e que pode fazer parte de todas as fases da vida!
Inúmeros são os benefícios para quem pratica corrida: ela pode ser responsável por reduzir a variação de PA de repouso e peso corporal, melhorar nível de colesterol, aumentar o condicionamento físico, capacidade cardiorrespiratória, auto-estima, melhorar a qualidade do sono, além de trazer mais disposição e combater estados depressivos.
Tanto nessa fase inicial quanto ao longo dos treinos, ser orientado por profissionais de educação física ou assistido por um nutricionista faz toda diferença!
Aproveite também para conferir algumas dicas do que comer no pré-treino e no pós-treino.
E aí, vamos começar a correr?

Benefícios da natação – Parte 2

Que bom recebê-lo por aqui, nosso blog é um lugar que trazemos muito conteúdo interessante para quem busca qualidade de vida!
Em um dos nossos últimos posts do blog falamos do quanto a natação é um esporte completo que trabalha nosso corpo e mente de uma maneira única. São tantas as vantagens em praticar esse esporte que não conseguimos abordar todos os benefícios em um só artigo, se ainda não leu a parte 1 clique aqui:
Os incentivos na prática da natação são muitos, mas eles costumam variar muito de acordo com a fase da vida e com a fase de aprendizagem da pessoa. Ou seja, se ela for iniciante, provavelmente aproveitará benefícios diferentes de um nadador profissional, e assim por diante.
Você sabia que existem pelo menos quatro principais tipos de nado?
Crawl
Costas
Peito
Borboleta
Apesar de não serem os únicos (registros dão conta de outras modalidades praticadas por diferentes civilizações ao longo dos séculos), essas são as mais praticadas hoje em dia — inclusive em competições oficiais.

BENEFÍCIOS NATAÇÃO | PARTE 2
Fortalece as articulações e os ossos
As articulações são fortalecidas durante a natação, pois sofrem menos impactos durante a prática. Com isso, o risco de lesões é menor. Assim, a atividade também é indicada para idosos ou pessoas com problemas degenerativos nas articulações.
Fortalece os músculos
Os músculos serão trabalhos e ficarão naturalmente mais resistentes ao se praticar essa modalidade olímpica. Como esse esporte exige esforço dos braços e da perna, todas as partes do corpo acabam sendo movimentadas durante o nado.
Reduz dores na coluna
A natação alivia a pressão sobre a coluna. Além de melhorar a postura corporal, dores cervicais e lombares podem ser reduzidas com a prática frequente do nado, sem causar impactos ou pressões excedentes às articulações.
Previne doenças
Obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol alto, hipertensão, artrite e osteoporose são alguns exemplos de doenças que podem ser mais facilmente tratadas com a prática da natação. Mesmo que você não tenha nenhuma dessas complicações, esse esporte pode ajudar a preveni-las. Se o nado for aliado a uma alimentação saudável e uma boa qualidade de sono, as chances de tais enfermidades são ainda menores.
Trabalha flexibilidade e coordenação
Esta prática exige movimentação dos membros superiores e inferiores ao mesmo tempo. Com o tempo, o praticante vai adquirindo coordenação desses movimentos e sincronia para executá-los.A flexibilidade também é trabalhada nesse esporte e ajuda o nadador a aproveitar sua força e velocidade. Com algumas semanas de treino, os músculos dos ombros, quadril e pernas podem estar mais flexíveis e resistentes.
Controla o peso
A natação é tida como um dos esportes que mais gasta energia e, por isso, ajuda no controle do peso corporal desde que aliada à alimentação balanceada. Uma pessoa adulta pesando 80kg perde, em média, de 500 a 600 calorias em uma hora de natação – esse número é uma estimativa e varia conforme o estilo do nado e na intensidade do treino. É um esporte recomendado para pessoas que tenham sobrepeso ou obesidade, uma vez que ajuda a emagrecer de forma saudável e sem causar muitos impactos às articulações.
Ficou claro que um esporte que consegue trazer tantos benefícios como a natação pode de fato oferecer grandes resultados e muita qualidade de vida!

Série Dietas – Jejum intermitente

Bem vindo à nossa Série Dietas, aqui contamos tudo que você precisa saber sobre as dietas mais conhecidas e comentadas!
Hoje vamos falar da dieta mais famosa do momento: Jejum Intermitente.
Afinal, do que se trata esse jejum que todo mundo anda falando?
Jejum intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.
Normalmente são indicadas entre 12 a 16 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água (com ou sem gás) e chás e café sem açúcar.

jejum
O jejum era muito comum na época paleolítica, em que o ser humano vivia de caça e não tinha acesso a alimentos o tempo todo.
Vamos aos pontos positivos e negativos dessa dieta:
Pontos positivos:

  • Desafiadora e por consequência aumenta a motivação
  • Diminuição rápida do peso

Pontos negativos:

  • Dificuldade de adaptação
  • Riscos quando feito sem acompanhamento: por conta dos longos períodos sem comer e se houver falta de conhecimento para realizar as refeições, pode ocorrer desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular, dificuldade de concentração, irritação, constipação intestinal e ansiedade.
  • Assim como toda dieta restritiva, o jejum intermitente pode aumentar a fome, e diminuir o controle nas escolhas alimentares, tanto qualitativas como quantitativas, aumentando o risco do desenvolvimento das compulsões e/ou exageros alimentares.
  • Não há reeducação alimentar
  • Efeito sanfona

Além disso, não é aconselhável praticar atividades físicas quando se está de jejum, pois o corpo pode não usar a energia de modo correto.
Portanto, consulte um nutricionista antes de praticar o jejum intermitente!
Esse foi mais um post da Série Dietas, acompanhe por aqui os artigos que ainda tem muita dieta para falarmos! E confira nosso último post sobre a Dieta Convencional.
Obrigada pela sua companhia, é sempre um prazer recebê-lo em nosso blog!

Benefícios da natação – Parte 1

Aqui no blog da Clínica Sant’Ana abordamos diversos assuntos do universo da nutrição, esporte e bem estar tudo para quem busca informações relevantes para cuidar da saúde.
Hoje vamos falar de um esporte que possui tantos benefícios que é conhecido como dois em um porque trabalha mente e corpo: NATAÇÃO é uma atividade muito completa por trabalhar todos os grupos musculares, melhorar o sistema respiratório e também o cardiovascular.
Trata-se de capacitar a mente e funciona não só como uma atividade física, mas também como uma terapia. Nadar é burocrático justamente por atender à todos desde bebês até idosos, permitindo a suspensão da gravidade, o relaxamento próprio da flutuação já tornam o momento especial antes do exercício começar.
Mas ele ainda agrega elementos ímpares: o nadador é forçado a manter uma respiração profunda e rítmica, focando sua atenção nos seus movimentos respiratórios e corporais. E esses incluem a contração e distensão alternadas de diversos músculos e controle de mente e corpo.
São tantas vantagens em praticar a natação que iremos dividir esse artigo em duas partes:
natação

BENEFÍCIOS NATAÇÃO | PARTE 1

Reduz o estresse
Trata-se de uma atividade muito relaxante, que permite um maior fluxo de oxigênio para os músculos e te força a regular sua própria respiração.
Fornece energia
Em geral você se sente cansado depois de praticar a maioria dos esportes. A natação segue na contra-mão: especialistas recomendam nadar de manhã para começar o dia com o pé direito. Isso lhe dará mais energia para enfrentar o dia.
Reforce sua auto-estima
É um treinamento físico para todo o corpo: ela permite que você queime o excesso de gordura e ainda tonifique os músculos, aumentando a confiança em si mesmo e sua auto-estima. O efeito dominó ainda vai além: se sentindo bem consigo mesmo, o seu humor melhorará naturalmente!
Aumentar o poder do cérebro
O treinamento cardiovascular faz com que o sangue oxigenado seja bombeado de forma mais eficaz. Quanto maior o fluxo sanguíneo, mais oxigênio o cérebro recebe. Em outras palavras; quanto melhor o seu cérebro funcionar, melhor o corpo reagirá. Destaque também para os níveis de concentração, que aumentam.
Antidepressivo
Apesar de ser um esporte individual, as aulas geralmente são em grupo. Estes fornecem uma experiência social positiva para os participantes. O fato de completar os desafios contínuos oferecidos pela natação proporciona um senso de realização. Ainda, a prática dessa atividade causa a liberação de endorfinas e neurotransmissores como a serotonina.
Gostou das dicas?
Confira na PARTE 2 dos benefícios de praticar esse esporte que encanta e extrai o melhor de quem exerce!

Série Dietas: A Dieta Convencional

Olá,
Seja muito bem vindo ao blog da Clínica Sant’Ana, neste espaço compartilhamos vários conteúdos incríveis relacionados ao universo da nutrição!
Hoje iniciamos uma série que vai apresentar diferentes tipos de dieta, para que você conheça as principais e veja qual combina mais com você e sua metas alimentares.
O que é dieta?
Substantivo feminino
1.
MEDICINA
regime alimentar, esp. o prescrito pelo médico a um doente ou a um convalescente.
2.
cota habitual de alimentos sólidos e líquidos que uma pessoa ingere.
3.
abstenção, com fins terapêuticos, de certos alimentos.
4.
predominância, na nutrição, de determinado tipo de alimento.
“d. vegetariana”
5.
tipo de alimentação ou preceitos alimentares característicos de certas regiões ou de grupos étnicos, religiosos etc.
6.
GEOLOGIA
assembleia política ou legislativa de alguns Estados europeus.
7.
casa ou pavilhão de recreio dentro de jardim.
Vamos falar sobre essa palavrinha que gera muito amor e ódio nas pessoas!
Se propor a fazer uma dieta é também escolher mudar seus hábitos, rotina, gostos e envolve muito foco e disciplina, porém uma vez que você a siga corretamente os resultados são garantidos.
Existem diversos tipos de dietas e cada uma possui um objetivo diferente,  vamos falar aqui em nosso blog algumas opções para que você possa conhecer como funcionam cada uma delas e quais são seus benefícios.
Começaremos com a mais conhecida das dietas – Dieta Convencional
Provavelmente todo mundo já tentou fazer alguma vez na vida essa dieta, ela deve ser  prescrita por um nutricionista que identifica rotina, perfil, peso, altura, necessidades alimentares e tudo que engloba a saúde e objetivos do paciente.
Feito isso, o nutricionista elabora um plano alimentar que traz equilíbrio entre os macronutrientes como: a proteína, os carboidratos e gorduras.
A Dieta Convencional apresenta grandes benefícios, como:

  • A dieta é individualizada;
  • Promove reeducação alimentar;
  • O paciente não tem restrições, podendo adequar diversos alimentos no plano alimentar;
  • Não trará malefícios a curto nem a longo prazo

Mas, é bom dizer que a simplicidade da dieta leva uma desmotivação do paciente e do plano alimentar caso não haja comprometimento real, por isso, é muito importante buscar um profissional que monte uma dieta que corresponda não só ao seu objetivo final, mas também se adeque a rotina e gostos alimentares para que seja seguida a longo prazo.
Para fechar esse artigo com chave de ouro, vamos dar 3 dicas que te ajudarão a seguir com sua dieta convencional:

  1. Mova – se na direção do que te dá prazer – fazer dieta não é sinônimo de não ter prazer em comer, busque um profissional que saiba levar em consideração suas preferências alimentares e mesclá-las de modo a garantir uma alimentação balanceada e agradável.
  2. Crie o pensamento correto – tudo começa na cabeça, se ao iniciar uma dieta você traz emoções negativas todo o processo fica comprometido.
  3. Pense em nutrição e não calorias -precisamos olhar os números mas também precisamos pensar em qualidade. Seu corpo é seu templo, cuide dele como seu melhor patrimônio.

A dieta convencional conhecida por todos foi quem abriu nossa série de dietas aqui no blog, acompanhe nossos próximos posts que tem muita dieta e dica boa vindo por aí. E sempre bom lembrar: não entrem na onda das dietas malucas.
Foi uma delícia te receber por aqui!
Até nosso próximo artigo.

O que comer no pós-treino?

Após o exercício é importante maximizar a síntese proteica e recuperação muscular, prefira uma refeição com fontes de carboidratos de médio/alto indice glicêmico, junto com proteínas.
Exemplos de carboidratos: Cereais e grãos “brancos” (arroz, pão, granola…), raízes (batata, mandioquinha…).
Exemplos de proteínas: ovo, peito de frango, atum, queijo cottage.
PROTEÍNAS
É importante garantir o consumo de proteínas ao longo do dia, em todas as refeições, incluindo lanches, para estimular a síntese proteína muscular durante todo o dia, visando um maior aproveitamento e força na execução do exercício.
São fontes de proteínas: queijos, iogurtes, leite, frango, ovos, carne bovina e suína, peixes.
FRUTAS E LEGUMES
Nem só de carboidrato e proteína forma um músculo! As frutas e os legumes são ricos em polifenóis anti-inflamatórios e ajudam a prevenir o dano muscular induzido pelo exercício, por isso devem ser priorizados no plano alimentar do praticante de crossfit.
DIA DE DESCANSO
Alimentar-se corretamente nos dias em que não estiver treinando é importante para recuperação muscular.
Para isto é fundamental manter a ingestão de proteína igual aos dias de treino e em todas as refeições, inclusive nos lanches intermediários.
DURMA BEM!
Descansar e dormir bem é fundamental para regeneração muscular. Principalmente após a liberação de hormônios que estimulam a construção celular, como testosterona e GH.
O ideal é dormir de 6 à 8 horas por dia, de preferência no mesmo horário.
RELAXE!
Evite se estressar, pois altos níveis de cortisol aumentam o apetite e favorecem o armazenamento de gordura corporal.
Também prejudica o ganho de massa muscular, uma vez que o cortisol inibe a produção de hormônios como GH.

Benefícios da Liberação Miofascial

A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo e ajuda a relaxar e alongar os músculos, para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

Alguns benefícios:

– aumenta a mobilidade articular,
– fornece execução de movimentos;
– diminui a sobrecarga e tensão do músculo articular;
– libera e ativa os músculos;
– prepara a musculatura que vai ser trabalhada;
– melhora a circulação e a respiração;
– promove mudanças progressivas nos níveis físico e emocional;
– ajuda na liberação do ácido lático;
– ajuda a diminuir as tensões musculares,
– previne lesões;
– proporciona bem estar;

Agende seu horário. Vem falar com a gente!

O que comer no pré-treino?

Não adianta darmos o nosso melhor nos treinos se não cuidarmos direitinho da alimentação.
É uma dúvida comum entre os praticantes de atividade física: o que comer antes e depois do treino para contribuir com os resultados do treino.
O objetivo é eliminar as gordurinhas indesejadas e ganhar músculos, mas parece uma tarefa muito mais difícil porque  muitas vezes o problema está na alimentação, o que você come antes e depois do treino.
É importante garantir uma reserva de glicogênio muscular para realização do exercício, com uma refeição com uma grande quantidade carboidratos, preferencialmente de baixo índice glicêmico e pequena quantidade de proteínas de fácil digestibilidade.
Exemplos de carboidratos: Frutas inteiras, cereais e grãos integrais (arroz, pão, aveia, etc…), raízes (batata-doce, abóbora, etc…).
Exemplos de proteínas: ovo, peito de frango, atum, queijo cottage.
Nem só de carboidrato e proteína forma um músculo!
As frutas e os legumes são ricos em polifenóis anti-inflamatórios e ajudam a prevenir o dano muscular induzido pelo exercício, por isso devem ser priorizados no plano alimentar do praticante de crossfit.
A alimentação é essencial tanto para quem treina visando a perda de peso quanto para quem quer ganhar massa muscular. Para maiores informações, procure sempre a orientação de um nutricionista.