Corrida de rua – Como começar?

Já percebeu que ultimamente o interesse por corrida vem aumentando cada vez mais?
Correr faz um enorme bem para saúde em vários aspectos, aumenta condicionamento físico, ajuda a emagrecer, fortalece os músculos e ainda auxilia na prevenção da osteoporose.
De quebra, inunda o organismo do corredor com endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar. Mas como toda atividade física, começar a correr exige alguns cuidados.
O ideal seria procurar primeiro por um médico para realizar um checkup ou avaliação física e ver se você realmente está apto para começar – com segurança!

Vamos as cinco dicas fundamentais que nosso parceiro e personal trainer @ph.personaltrainer preparou para quem deseja iniciar na corrida:

  1. Escolha uma roupa e tênis adequados ou confortáveis.
  2. Lembre-se que um aquecimento é indispensável, principalmente nessas épocas de tempo mais frio.
  3. Ter um relógio (cronômetro) pode ser interessante para que você controle o tempo e mais tarde possa programar ou progredir nos treinos. Muitos aproveitam esse tempo para escutar músicas, podcasts, pensar em idéias para seus trabalhos, projetos ou até mesmo problemas!
  4. Escolha parques arborizados, chame um amigo(a) para ir com você e então, sozinho ou não, se divirta!
  5. Para iniciantes o ideal é alternar caminhada com trote (leve) de 30’ á 45’, 3 vezes por semana. Por mais que você tenha gostado da sensação e se sinta bem, recuperar é sempre importante.

Um rápido olhar sobre uma prova de corrida de rua confirma: corredores vêm em todas as formas, idades, tamanhos e estilos. Não importa o motivo, a corrida é um hábito saudável e que pode fazer parte de todas as fases da vida!
Inúmeros são os benefícios para quem pratica corrida: ela pode ser responsável por reduzir a variação de PA de repouso e peso corporal, melhorar nível de colesterol, aumentar o condicionamento físico, capacidade cardiorrespiratória, auto-estima, melhorar a qualidade do sono, além de trazer mais disposição e combater estados depressivos.
Tanto nessa fase inicial quanto ao longo dos treinos, ser orientado por profissionais de educação física ou assistido por um nutricionista faz toda diferença!
Aproveite também para conferir algumas dicas do que comer no pré-treino e no pós-treino.
E aí, vamos começar a correr?