Qual a diferença entre Crossfit e Treino Funcional?

Treinamento funcional e crossfit estão na moda nas academias, por isso, a cada dia, mais pessoas procuram por essas modalidades para se exercitar! Diferentemente da musculação, esses métodos são realizados a partir dos movimentos naturais do nosso corpo. Assim, trabalham os músculos de forma integrada, trazendo benefícios estéticos e de saúde.
Mas afinal, qual a diferença entre o crossfit e o funcional?
Essa é uma pergunta frequente devido a semelhança entre acessórios e exercícios contidos em ambos. Vamos entender o que é cada um deles com a ajuda do personal e nosso parceiro Felipe Vella.
O que é o Crossfit?
O Crossfit foi criado na década de 1990, na Califórnia (Estados Unidos), pelo ex-ginasta Greg Glassman, cuja ideia foi desenvolver um método desafiador baseado em exercícios funcionais e de alta intensidade, com constante variação.
São movimentos que se dividem em algumas modalidades como levantamento de peso, movimentos ginásticos e condicionamento metabólico (aeróbico/cárdio). O Crossfit é uma marca e oferece cursos de capacitação de sua metodologia.
Em 2007 ocorreu a primeira competição oficial de Crossfit na Califórnia e desde então, esse esporte vem se tornando cada vez mais conhecido e ganhando força. É uma poderosa ferramenta para quem busca emagrecimento, condicionamento físico, força entre outras capacidades físicas.
O que é Treinamento Funcional?
O treinamento funcional é um treino que se baseia na funcionalidade do corpo humano, ou seja, que explora nossos movimentos naturais, que utilizamos para realizar qualquer tarefa no nosso dia a dia como: puxar, empurrar, agachar, saltar, correr. Nessa prática também melhoramos nossa mobilidade articular e realizamos exercícios para fortalecimento de CORE, ajudando assim na prevenção de lesões.
Foi nos Estados Unidos que o método passou a ter a forma que conhecemos hoje e a se difundir pelas academias. No Brasil, o treinamento funcional ganhou força no final da década de 1990, em São Paulo, inicialmente entre os praticantes de esportes de luta.
Crossfit treino funcional
As Diferenças:
Talvez você não esteja achando tão diferente assim o treinamento funcional do Crossfit, pois ambos visam treinar o corpo todo e em alta intensidade, ambos ajudam na melhora do condicionamento físico, no ganho de força e no processo de emagrecimento.
As diferenças realmente são um pouco sutis: em um box de Crossfit a aula é coletiva e todos realizam o treino do dia (WOD), não havendo uma rotina individual estabelecida. Existe uma periodização e certa progressão mas são aulas trabalhadas em grupo, o que por um lado traz maior motivação e uma competição sadia; as aulas visam enfrentar desafios e superar limites.
Já no treinamento funcional, é priorizada uma rotina de treino, criando fases e visando a progressão do aluno, respeitando seus limites e dificuldades, ou seja, o aluno começa realizando exercícios mais básicos e evolui para movimentos mais complexos, com isso é possível diminuir a chance de lesão proveniente do treinamento, atingindo o objetivo do aluno com segurança.
Em suma, ambos estão em alta hoje no mundo fitness, e então, qual é o melhor?
A resposta é …
Aquele que você se identificar!
O importante é praticar atividade física regularmente, isso irá trazer inúmeros benefícios a sua saúde, ao seu corpo e a sua mente.
Para qualquer prática de atividade física procure sempre a supervisão de um profissional de educação física, ele te ajudará nesse processo.
Qual dessas modalidade você vai experimentar primeiro?