A importância da alimentação para a saúde

Sabe aquele ditado “você é o que come”?
Pois é! Realmente somos o que consumimos e muito dos nossos problemas de saúde estão relacionados à má alimentação. Adotar um estilo de vida saudável combinando alimentação equilibrada com rotina de exercícios pode te trazer longevidade e qualidade.
Uma nutrição adequada é essencial para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. E em homenagem ao Dia da Saúde e Nutrição comemorado neste 31 de março vamos mostrar porque ela é fundamental nas diversas fases da vida.
A alimentação saudável traz diversos benefícios para a saúde como controle do peso, melhora no rendimento do trabalho e demais atividades do cotidiano, aumento da memória e da capacidade de concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças como depressão, estresse, ansiedade, disfunções hormonais (tireoide, insônia e infertilidade) e doenças crônicas (cardiovasculares, obesidade, artrite, anemia diabetes, dislipidemias e hipertensão.
Quem faz uso de uma alimentação inadequada pode sofrer com mau humor, cansaço e falta de energia, distúrbios de sono. Em crianças pode afetar o desenvolvimento de seu organismo e o aprendizado escolar.
Mudanças comportamentais na alimentação como aumento do consumo de frutas, verduras e grãos integrais e mudanças no estilo de vida são estratégias práticas para significativa redução da incidência de câncer, por exemplo.
Comer bem deve fazer parte da nossa vida não só para quem quer emagrecer. Existem muitas pessoas magras com as mesmas alterações de sangue das pessoas obesas, quando não piores. Em outras palavras, obesidade significa aumento de gordura corporal e não necessariamente de peso.
A alimentação tanto pode acelerar quanto retardar o envelhecimento. As condições de saúde de um idoso dependem do estilo de vida que adotou bem antes de chegar aos 60 anos. Modificações nos hábitos alimentares podem ter grande influência sobre a qualidade e a expectativa de vida da população, reduzindo ou retardando doenças que surgem com a idade.
Quando falamos de uma alimentação saudável, precisamos pontuar que isso significa variedade, não existe um alimento perfeito: é necessário alimentar-se bem, comer de tudo um pouco, já que nenhum alimento sozinho, independente da quantidade ingerida, fornece todos os nutrientes que o nosso corpo precisa para estar funcionando bem.
De acordo com o Ministério da Saúde, 10 passos devem ser seguidos para uma alimentação saudável. São eles:

  1. Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia;
  2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais e tubérculos como as batatas e raízes nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
  3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
  4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana;
  5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.;
  6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais,azeite, manteiga ou margarina;
  7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas;
  8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio);
  9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia;
  10. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Para saber mais, procure um de nossos especialistas.